terça-feira, 22 de abril de 2014

Sintra-dia 1


  Depois de tantas viagens, meu parâmetro de exigência já está um pouco alto. Quando vou a qualquer cidade inevitavelmente eu comparo, e comparar com Paris ou Roma não é fácil. Mas Sintra, essa cidade pequena, bem próxima de Portugal é um dos lugares mais de conto de fadas em que eu já estive. Vale a viagem, vale os gastos em euros, vale o sono mal dormido do avião, compensa tudo. Sintra é uma cidade de contos de fada, tem uma paisagem de serra, uma natureza linda e de quase todos os pontos pode ser visto no alto do morro o castelo mouro.

  Chegamos a Sintra de trem, que pegamos na estação Róssio, o preço é o mesmo do metrô e a viagem dura 30 minutos, aproximadamente. A estação em que descemos ficava a cera de 2 km do nosso hotel que estava exatamente no centro da vila de Sintra. Chegamos ao hotel Tivoli Sintra caminhando mesmo, o hotel é bem bom, tem quartos enormes (raridade na Europa) e nosso quarto tinha uma sacadinha com vista para o Castelo dos Mouros. Minha única queixa quanto ao hotel foi o fato de que o preço do serviço de quarto não ser igual ao preço do restaurante em si, achei confuso. No mais o hotel foi ótimo.

  Nosso primeiro passeio foi a ida ao Palácio Pena, que fica no topo de um dos morros gigantes de Sintra, eu não recomendaria ir a pé, até por que o passeio em si já exige um preparo físico grande. Dito isso, pegamos o ônibus bem no centro da vila. Os ônibus dão a opção de comprar um ticket só, um passe de ida e volta (que custa 6 euros e acaba sendo mais barato do que comprá-los em separado) ou opções com mais pontos turísticos e mais dias, daí o ideal é que você tenha um planejamento de passeios e localização das atrações para poder decidir.

  Optamos por ir direto ao Palácio Pena, já que era mais alto do que o castelo dos Mouros (descer sempre é mais fácil). Chegando lá, a bilheteria também tem muitas opções de tickets, e eu escolhi o combo palácio pena+castelo dos mouros+parque dos lagos. Mas se você tem muitos dias ou quer dar uma passada em todas as atrações possivelmente vai achar uma opção perfeitamente adequada a você já que haviam as mais variadas combinações de combos de atrações, com variados preços. Também pagamos 2 euros pelo passe do trem que levava até o castelo, pois é uma subida bem puxada.

  O trem saí a cada 15 minutos e demora cerca de 5 minutos para chegar ao Castelo. E uma pausa aqui para eu te alertar: O PALÁCIO É ESPETACULAR!!!!!! Lindo, imenso, ele fica quase nas nuvens! É a coisa mais Disney da vida real, lindíssimo! Para chegar até a entrada do castelo ainda é necessário uma leve caminhada rampa acima. Mas com um cenário maravilhoso como esse se torna fácil. Lá em cima, o Palácio possui vários locais onde você pode desfrutar de sua vista espetacular de Sintra e seus arredores e também um interior ricamente mobiliado e decorado.


  O Palácio da Pena em sua origem era um mosteiro, e foi ampliado e tomado como residência real, daí vem sua decoração majestosa e mobiliário riquíssimo. A visita durou cerca de 4 horas, contando o almoço, que foi um lanche lá mesmo.
















 Saindo do Palácio, decidimos ir a pé ao castelo dos Mouros, utilizando a trilha interna que liga os parques. Pense bem sobre essa escolha, pois a trilha era bem longa e nos levou ao parque dos lagos, um pouco abaixo da fortaleza Moura, mas igualmente linda. Tivemos que subir uma pequena ladeira para chegarmos a entrada do castelo Mouro. Como é uma fortaleza de pedras, lembra bastante as fotografias da Muralha da China. A vista da cidade de Sintra é espetacular, vale muito a pena enfrentar tantas escadas. Mas se você tem problemas com escadas e longas caminhadas, descarte esse passeio.


  Do castelo Mouro é possível se ter uma vista linda do Palácio Pena. O passeio dura cerca de uma hora se você estiver em dia com a ginástica.




  Saindo de lá, voltamos ao parque dos lagos, que na verdade são parte do Palácio da Pena, você pode desfrutar de um vasto terreno, com lagos, fontes, camélias, cisnes, relíquias do tempo em que ali estavam residindo monges. Mas o que eu estava com muita vontade mesmo era de fazer a trilha até o morro da cruz alta, que tinha a visão frontal do Palácio Pena, mas ficava a uma grande distância, caminhando morro acima. A caminhada e o esforço, mesmo após os degraus do Castelo Mouro valem muito a pena, pois a visão é a melhor possível da construção gigante que é o Palácio Pena, todavia, requer muita disposição e força de vontade, pois é um pouco cansativo.




  Após a trilha da Cruz alta, fomos para saída do parque e descemos todo morro percorrendo os jardins do Palácio Pena, o que vale bastante a pena. Pegamos o ônibus novamente e aproveitamos o fim de tarde fazendo compras na vila de Sintra, repleta de restaurantes e lojinhas com produtos artesanais. Jantamos no hotel, devido ao mais puro esgotamento físico, e também ao friozinho serrano de Sintra.

  Curtiu? No próximo post eu contarei todo sobre mais um passeio incrível em Sintra: a Quinta da Regaleira.

  Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: