terça-feira, 5 de novembro de 2013

Amsterdam-terceiro dia

  Sabe, eu não voltaria a Amsterdam nos próximos 10 anos, quando penso nas cidades que eu já visitei eu tenho vontade de passar 1 mês em Paris ou em Roma, tenho vontade de ir ao sul da Itália no verão, de passar mais um  dia caminhando por Pompéia, de ir em outras cidades na Toscana. Mas para algumas cidades como Veneza, Florença e Amsterdam minha cota de dias atendeu plenamente minha necessidade. No entanto, isso não significa que eu não tenha gostado de Amsterdam, eu me diverti muito lá! Cada vez que vejo as fotos eu penso no quanto significou ter a experiência de conhecer uma cidade tão diferente. Eu não amei Amsterdam, por que a cidade não tem o meu jeito, mas eu aprendi muito a conhecendo um pouquinho. E nesse post eu vou mostrar como tem coisas muito legais para ver lá, aperta o sinto e vem comigo.

  No nosso terceiro dia adivinhem como estava o clima: sol, calor e tulipas? Béééé, resposta errada! Estava mais uma vez frio e nuvens. Mas vamos lá, levantando cedo e caminhando pelas ruas cheias de gente/ciclistas/carros para curtir mais um pouco da cidade. O primeiro objetivo foi encontrar a exposição que vimos num panfleto que prometia conter TODAS obras de Rembrandt. O problema é que no mapa havia a Rembrandtplein, Rembrandthouse e mais outras coisas similares, como saber qual era a correta? Caminhamos até a Rembrandthouse, que é a casa original de Rembrandt, mas que não tinha todas suas pinturas. Nesse caminho passamos pela RembrandtPlein que é a praça com estátuas da obra de Rembrandt, muito lindo, valeu a pena. E  enquanto andávamos perdidos, descobríamos como é divertido se perder em Amsterdam. Achamos uma feirinha de antiguidades na rua com muitas coisas legais, principalmente uniformes militares.


*RembrantPlein



*Perdida em Amsterdam achei essa construção, parte dela é de 1466.


*Na feirinha de antiguidades achei esse lindo chapéu soviético, pena que era caro, E essa senhora, "por um acaso viu Rembrandt por aí?"

  Ainda na busca por Rembrandt ( eu não contei ainda, mas eu sou louca pelos quadros desse grande pintor) achamos o Museu de Amsterdam, ele fica bem no centrão e tem uma galeria aberta ao público de graça, tipo um teaser, daí o restante você tem que pagar para ver. A parte free é super linda, adorei, e só não entrei no museu por que já estava com o tempo apertado para fazer tudo que gostaria.









*No museu de Amsterdam tinha esse lindo Golias gigante e articulado do século XVII e também as letrinhas da cidade em escala menor.

  E o Rembrandt? Sim, depois de horas e horas procurando, achamos a exposição. Ficava num prédio comercial lindo, bem no centro. A frustração começou quando entramos e descobrimos que as obras eram reproduções, não eram originais! Como assim ?????? Fiquei puta da cara! Mas, era uma chance de ver reproduções com todos os detalhes de todas obras de Rembrandt em tamanho real, não chega a ser ruim. As obras são lindas, eu amei, e a exposição tinha videos e explicações também sobre a vida desse mestre da arte. Valeu a pena, embora no começo tenha sido um balde de água fria.









  Saindo de lá, decidi ir em busca de um moinho de vento real, já tinha visto na internet que havia moinhos em Amsterdam e eles são um símbolo da Holanda, junto com as vacas e as tulipas (ambas inexistentes em Amsterdam). Pegamos informação numa loja e seguimos nosso mapa ( isso não é fácil já que muitas ruas não estão no mapa e os nomes de ruas são parecidos e impronunciáveis). O moinho que nos indicaram ficava longe do centro, mas dava para ir caminhando. No caminho passamos pela biblioteca pública e Amsterdam, que era totalmente FANTÁSTICA, e pelo museu de ciência Nemo, uma ótima dica de passeio para quem vai com crianças.  Achamos o moinho e ele era bem bonito realmente, sem falar na diversão que foi a caminhada conhecendo Amsterdam fora do centrão.


*Biblioteca pública de Amsterdam, não é um lugar maravilhoso?



*Museu de ciência Nemo, a arquitetura externa é linda, parece um barco, e por dentro era lindo e colorido.



*O tão sonhado moinho de vento.

  Depois de tudo isso, nossa pilha ainda estava lá em cima, e resolvemo s caminhar mais um pouco no centro para esperar a noite chegar e ir ao famoso RED LIGHT DISTRICT. Tá curioso sobre isso, né? A primeira coisa a esclarecer é que ao contrário do que se pode imaginar ele não é um bairro isolado, nem sequer é organizado. O red light district nada mais é que algumas ruas no centro de Amsterdam com as prostitutas na vitrine e luzes vermelhas, sex shops, bares com sexo ao vivo. Mas são ruas normais, que também tem lojas, onde as pessoas passam livremente. Outra curiosidade é que algumas prostitutas ficam na vitrine também de dia, embora a maioria só "trabalhe' a noite. Mas eu recomendo que você vá a noite, as ruas ficam lotadas, as luzes vermelhas deixam um clima muito diferente (até as pontes da rua principal tem luz vermelha) e ver as garotas acaba sendo divertido. Li na internet que 60% das prostitutas do red district são brasileiras, não se surpreenda se ver rostos não tão holandeses.  Os preços são caros, pesquisando na internet vi que o mínimo é de 50 euros!!!! O importante é que não se pode bater fotos da meninas, sob pena de quebrarem sua máquina. Claro que eu tirei foto igual, mas de longe e bem discretamente (sem flash). A prostituta mais velha de Amsterdam tem 72 anos!!!! E realmente eu vi uma senhora de calcinha numa vitrine, coragem!





  
Gastos do dia (euros):

Rembrandt- 10,00 por pessoa
Almoço para 2 pessoas- 23,00
Jantar-11,00
Compras-50,00
Ônibus ticket-2,30 por pessoa

Total-96,30 euros


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: