segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Paris-quinto dia - Notre Dame

  Nosso quinto dia em Paris começou com um tempo não tão legal, nuvens e chuva fina. Nosso plano do dia era conhecer a famosa catedral de Notre Dame, a igreja  St, Chapelle e Les Invalides. Considero que foi um erro de planejamento colocar Les Invalides nesse dia, já que não é tão perto e também é um passeio muito longo, já que além do túmulo de Napoleão, há também o museu das armas, que é uma das coisas mais legais de Paris. No fim, também fomos na Conciergerie, antiga prisão parisiense, qu fica bem ao lado da St. Chapelle.
  
  A catedral de Notre Dame ficava bem próxima do nosso hotel, então fomos a pé mesmo, ela se localiza na Ilha de la Cité, onde teve início a cidade de Paris, na época Lutécia. Para entrar em também Notre Dame não paga, e também não havia fila (estava chovendo) e a catedral é linda por dentro e por fora, mas um tanto sombria e macabra. Enorme e bem escura no interior, é m lugar em que você poderia passar horas observando os detalhes dos vitrais e estátuas, mas o passeios é rápido, cerca de 1 hora para olhar e tirar fotos. O exterior da igreja além de grandioso, contém as famosas gárgulas, o que é uma atração a parte. Também nos arredores de Notre Dame achei lojinhas com souvenirs legais e a um bom preço.









  Saímos de Notre Dame rumo a igreja de St. Chapelle, as acabamos seduzidos pela linda arquitetura da Concergerie, muito similar a um castelo da Disney. E realmente esta linda construção é um vestígio do Palácio da cidade, residência real, e também chegou a ser uma prisão onde ficou presa a rainha Maria Antonieta(cuja cela você pode ver na foto abaixo). A visita é rápida, cerca de uma hora e vale a pena se você tiver o museum pass, caso contrário, não é uma atração indispensável.






    Almoçamos em um café na própria Ilha de la Cité, no mais estilo parisiense, sentados na calçada vendo a vida passar, e eu recomendo que pelo menos uma vez você coma num café em Paris sentadinho na calçada, faz parte do sabor dessa viagem tão mágica.  Bom, seguindo o roteiro do dia fomos a St. Chapelle e nada me preparou para a beleza dessa igreja, nas fotos não é possível retratar o efeito caleidoscópio dos vitrais por todos os lados. Essa é uma atração que você NÃO PODE DEIXAR DE VER em Paris, foi sem dúvida a igreja mais linda que eu já entrei.





  Sobre o Les Invalides, ouça a blogueira que lhe escreve, separe pelo menos uma tarde todinha para o túmulo de Napoleão e o Museu das Armas que está junto, é um passeio FANTÁSTICO. Quando chegamos aos Invalides já eram 15h, de maneira que vimos o túmulo de Napoleão e fomos ao museu das armas sem grandes expectativas, ainda que muita gente havia me dito sobre ser um lugar muito legal. Mas não, não e muito legal, é inacreditável!!!!! O museu está dividido em alas que vão da antiguidade a idade média, passam por napoleão e os reis modernos da frança  e chegam a primeira e segunda guerra. Tudo isso com um acervo maravilhoso de armas, armaduras, uniformes militares, relíquias de guerra. Como o museu fechou as 17h, voltamos no dia seguinte para concluir a visita, que ao todo leva umas 5h, se você for rápido. Inclua esse museu no seu roteiro se tiver o mínimo de curiosidade sobre guerras e armas. É muito divertido, interessante e cultural. Nos dias em que eu visitei não estavam cobrando ingresso, dá para acreditar?













Beijos

Gastos do dia (euros):

Souvenir Notre Dame- 58,00
Almoço ( lasanha e salada e refrigerante para duas pessoas)- 27,50
Táxi (não aguentávamos mais caminhar)-12,50
Compras-14,00
Jantar comprado no supermercado-19,50

Total- 131,50 euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: