terça-feira, 29 de outubro de 2013

Amsterdam-segundo dia

  Nosso segundo dia em Amsterdam foi bem melhor, já estávamos mais adaptados ao clima bem frio e chuvoso (com direito a ter comprado um salvador guarda-chuva) e também as bicicletas e ao estilo de Amsterdam. Nosso hotel cobrava 31 euros pelo café da manhã, então compramos coisas no supermercado e usamos a jarra elétrica e os sachês de café solúvel (a maioria dos hotéis bons da Europa disponibiliza chás e café e a jarra que aquece no quarto).  Foi no segundo dia que gostei de verdade de Amsterdam pois conheci museus e a parte mais bonita da cidade, também aprendemos sobre como ter descontos.



  Para começar falarei dos descontos, nosso hotel tinha muitos banners que faziam propaganda das atrações e davam desconto de 1 a 2 euros se levasse o banner na hora da compra (fique atento nas propagandas bem pequenas). Também existe algumas "agências de turismo" que vendem os ingressos nas suas lojas que estão espalhadas pela cidade por um preço cerca de 2 euros mais barato.

  Começamos o dia indo a Anne Frank house, que na verdade era a fábrica do pai de Anne que foi usada para esconder a família Frank e mais outra família durante a segunda guerra mundial. Anne registrou tudo num diário que foi encontrado após a guerra e publicado, se tornando um fenômeno de vendas. Bem, a casa foi o lugar mais lotado que entrei em toda viagem. Tinha uma fila na entrada, mas foi rápida, uns 30 minutos de espera. Porém lá dentro as peças são pequenas (lembrando que era um esconderijo) então estava cheio. No passeio é possível conhecer um pouco da história da família através de fotos e vídeos, também passar pela parte preservada da fábrica de temperos e geléias  e parte do esconderijo, que já não tem mais móveis, mas serve para se ter idéia do tamanho das coisas. O quarto da Anne é o ponto alto pois ela enfeitou a parede com fotos de atores e atrizes de cinema. A visita é rápida, umas 2 horas se você olhar com calma, é bem tecnológica e interativa, mas muito triste. Várias pessoas choravam após conhecer as fotos da família, o esconderijo, o diário de Anne, e a lista que demostra que eles foram descobertos e mandados para Auschwitz. É triste mesmo, mais ainda após ver os vídeos de campos de concentração e imaginar que aquele foi o destino daquelas pessoas. De qualquer maneira, eu achei que a visita valeu muito a pena.


*Fachada da Fábrica usada como esconderijo pela família Frank.



 *A direita a estante de livros que camuflava a porta de acesso ao anexo onde viviam os Frank.



*A parede decorada com fotos de artistas do quarto de  Anne Frank



  Saímos e fomos em busca de outra marca registrada de Amsterdam, as letras gigantes que dizem "I AMSTERDAM" , como elas são móveis elas estão sempre sendo trocadas de lugar. Antes de sair do hotel eu verifiquei na recepção a localização das letras, e elas estavam no MuseumPlein, uma praça que tem museus por toda volta, entre eles um dedicado a Van Gogh. Legal, não?  E eu tenho que ser sincera, as letras gigantes são uma ideia simples mas muito divertida, todo mundo fica dando um jeito de escalar as letras e as fotos são muito engraçadas.




  Almoçamos ali perto numa lanchonete de comida árabe,  e isso significa comida boa e baratinha. Depois fomos a museu do Van Gogh que é lindo por fora e por dentro. Se você é fã desse artista vai poder ficar impressionando com andares e mais andares de obras de toda carreira desse grande mestre, se você não conhece tanto Vicent Van Gogh é uma bela oportunidade de saber um pouco mais sobre sua carreira e legado (mas não espere histórias sórdidas sobre orelhas arrancadas). Eu gostei muito, o passeio leva umas 2 horas e 30 min. e vale muito a pena.










  A melhor coisa do verão europeu não é o clima, mas sim a duração dos dias, fica claro até às 21h e você pode fazer mil coisas num dia. Fomos ao Voldenpark, um parque lindo e imenso. Como não tínhamos bicicletas conhecemos apenas uma pequena parte desse lindo lugar que é repleto de obras de arte. Meu conselho é que você alugue uma bicicleta e tire um dia para passear e fazer picnic.



*Tinha até pracinha para cachorro.

  Como sobrou tempo aproveitamos para caminhar pelo centro e dar mais uma olhada nas coisas tão diferentes de Amsterdam, e no fim a cidade começa a ficar bem divertida. 









Gastos do dia (euros):

Ingresso Anne Frank House- 9,00 por pessoa
Almoço para 2 pessoas-8,20
Van Gogh Museu-15,00
Compras-51,00
Jantar no McDonalds-9,00

Total- 92,20 euros


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: