domingo, 22 de setembro de 2013

Check-in, embarque e imigração.

  Para começar a contar sobre minha viagem de férias em  Paris e Amsterdam, resolvi iniciar pelo próprio embarque no aeroporto. Para quem está acostumado a viajar isso já se tornou rotina, mas quem é marinheiro de primeira viagem vai aproveitar bastante essa postagem.

  Quanto tempo antes deve-se chegar ao aeroporto? Eu recomendaria, no mínimo uma hora e meia, por tanto, pense bem em que horas você tem que sair de casa. Lembre-se que você estará com bagagem o que dificulta a locomoção, além disso aeroportos costumam ser grande e nem sempre é fácil ir de um portão a outro. 

  Chegando no aeroporto o que fazer? Procure o guichê da empresa aérea e faça o check-in, a maioria das empresas está realizando check-in através de máquinas eletrônicas,  para isso tenha o código de reserva em mãos. Muitas empresas sugerem que você faça o check-in virtual, eu prefiro o check-in no aeroporto, onde posso pedir ajuda se algo der errado. Logo em seguida, despache sua bagagem, isso ocorre no balcão da companhia aérea, freqüentemente, mesmo que você vá fazer conexões só pegara suas malas no destino final, mas verifique essa informação na hora do despache. Tenha certeza que está obedecendo as regras de peso do seu destino de ida e volta (observe que países como a França não carregam peso superior a 23 kg). O check-in deve ser realizado até 40 minutos antes do horário do voo e muitas vezes tem enormes filas, chegue cedo e evite problemas.

  Depois do check-in, o que acontece? Você deverá procurar o portão de embarque, se isso não constar no seu bilhete você deverá  verificar nas telas que dizem as partidas e chegadas e o portão de embarque. 
Na hora do embarque você deverá passar pelo detector de metais e terá sua bagagem de mão revisada no scanner, por tanto, esteja atento as regras de não portar objetos metálicos e nem líquidos.

 Se for fazer conexão fique atento para os horários entre um voo e outro, é melhor aguardar algumas horas do que ter que correr e arriscar perder o avião, sem falar que ocorrem atrasos, aeroportos fecham por mau tempo. Faça tudo com tranquilidade.

  Como é a entrada na imigração? Depende! Em Roma e em Lisboa caribaram nosso passaporte sem perguntar nada. Em Amsterdam fizeram perguntas típicas, como "quantos dias de viagem?", " qual o motivo da viagem?". Já em Londres, considerada uma das imigrações mais chatas, preenchemos um formulário no avião e respondemos perguntas à um funcionário. Em Paris, tivemos que responder várias perguntas, mostrar dinheiro, cartões, reserva de hotel e seguro de viagem. Ou seja, tenha tudo bem organizado e obedeça todos os requisitos legais, pois você pode ter que apresentar sua documentação e em casos de não estar ok,  sua entrada poderá ser negada e você vai perder todo dinheiro da passagem e hotel. Não tem por que arriscar, né? (Caso não fale inglês ou o idioma local, você pode levar uma carta dizendo que não fala inglês e solicitando ajuda para responder a entrevista).

  Viu? Com calma e planejamento sua viagem será um sucesso.

Beijos
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: