sábado, 31 de agosto de 2013

Je ne parle pas - comunicação na França

  Quando decidi ir para França, fui logo alertada: vais ter que estudar francês. Todo mundo já deve ter ouvido de algum amigo que foi a Paris e encontrou dificuldades falando apenas o inglês. Aparentemente, o que ocorre é que os franceses amam seu idioma e não se sentem obrigados a te receber falando inglês. Antes de atirarmos pedras, vamos lembrar que o Brasil também não tem tantas pessoas que dominam o inglês, mesmo nas cidades turísticas. Bom, como eu acredito que todo conhecimento que a viagem te oportunizar é muito legal, comprei um pacote de aulas de francês e hoje vou postar algumas coisas sobre os resultados práticos.



    O Francês é uma língua de origem latina, assim como o português e o espanhol, o que facilita um pouco por que a gramática e algumas palavras são similares. No entanto, os fonemas (sons formados pelas sílabas) são bem distintos. Eu já fiz aulas de espanhol, e na minha opinião, é uma língua bem mais fácil. O francês exige que você se acostume com uma pronúncia bem diferente, um idioma que não temos contato com vocabulário ( o inglês embora tenha fonemas diferentes, é muito presente no cotidiano) e além de tudo te faz sentir como uma criança sendo alfabetizada.

  Porém, não se desespere e nem desista de tentar aprender. As aulas me deram uma noção muito legal da língua. Comprei 24 horas de aula e fui dividindo nos três meses que antecederam minha viagem, e isso é pouco tempo para aprender um idioma. Mas as aulas de francês me deram uma noção de como falar, perguntar, responder coisas simples, porém bastante necessárias, como "onde é o banheiro?", "tire uma foto, por favor", "qual o preço". Minhas aulas foram particulares e específicas para a viagem.

  Falta ainda uma semana de aulas para que eu cumpra todo meu pacote, mas posso dizer que eu gostei muito. É uma boa atividade para esquecer do trabalho, adquirir novos conhecimentos, tirar aquelas dúvidas que você sempre teve ( o meu sonho era saber dizer "omellete du fromage" como no desenho animado Dexter- um francês perfeito).



  No caso de você não querer ou não poder fazer aula de francês, a sugestão é que aprenda a dizer "Bonjour, ça va bien?" (pesquise no youtube umas aulas introdutórias de francês), e depois tente falar português, por último inglês. Se a pessoa está tentando te ajudar você pode perguntar "Vous vous parle anglais?" (coloque no google tradutor e ouça a pronuncia), a frase quer dizer "o sr. fala inglês?" e é uma maneira bem educada de perguntar.



*No começo parece meio ridículo falar com biquinho, mas é assim mesmo.Deixe de lado os pudores.




 Au revoir! Bon voyage!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: