segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Fusos Horários na Europa

  Recentemente cometi uma gafe, li os dados do meu bilhete de retorno Amsterdam-Rio de Janeiro e achei bem estranho sair às 11h da Holanda e estar às 17h no Brasil, sendo que o tempo total da viagem era de 11 horas. Utilizei o ótimo serviço online da KLM, via facebook, e o atendente respondeu minha dúvida (ás 22 horas o serviço de atendimento online funcionou prontamente) me lembrando dos fusos horários. Dãããã! Eu havia me esquecido dessa questão básica da viagem. Como acredito que essa possa ser também a sua dúvida vou escrever um pouquinho sobre a troca de horários e o famoso "jet lag".

  Vamos lembrar do colégio e aquela professora de geografia, lembrou da tia Clortilde? Ela te ensinou que o mundo estava divido em paralelos e um meridiano, o meridiano de Greenwich divide o mundo em ocidente e oriente. O meridiano é o horário zero, a direita e a esquerda estão outras linhas verticais imaginárias que dividem o mundo em 24 zonas e definem o horário em cada país. Aqui no Brasil temos o horário oficial, que é o de Brasília,  mas alguns estados optam por adotar outro fuso horário. Por isso a diferença de horário da sua cidade para a Europa pode variar. Mas é bem fácil, olhe o mapinha abaixo e conte uma hora a mais cada vez que cruzar um fuso horário no sentido leste. Quando estiver vindo, no sentido oeste subtraía uma hora a cada fuso horário.

Confira o mapa:


  Assim do Brasil, regiões que seguem o horário de Brasília, para a França, Itália e Holanda serão 5 horas a mais. E no retorno Holanda para o Brasil, por exemplo, se retorna 5 horas, o que explica sair de Amsterdam as 11h e chegar no Brasil às 17h. 

  Um efeito bem comum dessa mudança de horário brusca é o chamado "jet lag" que é a alteração de desempenho, concentração e rotina de sono e fome devido a troca de fuso horário. Como eu trabalho em regime de revezamento de turno, ou seja, variando em horários que incluem as 24 horas do dia, já estou bastante acostumada a modificar meus horários e meu corpo se adapta facilmente a essas alterações. Mas para quem leva uma vida profissional nos horários "convecionais" é um pouco difícil fazer essa modificação. Para se acostumar minha dica é se esforçar para comer nos horários corretos, dormir só a noite e manter-se acordado nos horários diurnos. Quanto mais esforço você fizer mais fácil será se acostumar, não dormir é uma questão de motivação ( e isso é o que não vai faltar numa viagem). Procure dormir 8 horas por dia, no mínimo, e comer bem. COMA!!!! Parece irônico dizer isso, mas na empolgação da viagem é bastante comum "esquecer de comer" devido a tanta novidade, pare e coma. Você vai fazer uma viagem de alguns ou vários dias, e muito provavelmente irá caminhar  muitas horas todo dia, é importante estar bem alimentado. Até para evitar a chance de ficar doente na sua viagem.


Abraços, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: