segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Clima europeu

  Agora que  já vimos muitas das opções de passeios na França, resolvi fazer esse post dedicado a outros detalhes que devemos levar em consideração antes de viajar. Começando pelo clima, que geralmente é oposto ao do Brasil, frio aqui calor lá. Para buscar a previsão do tempo e gráficos com médias anuais pode-se fazer uso de sites como: http://www.bbc.co.uk/weather/ ,http://br.weather.com/agora/FRXX0076:1:FR

Em ambos você pode buscar a temperatura atual na cidade que deseja viajar, dados sobre a temperatura e umidade nos últimos dias.

  Pesquisando no google dá para achar esses gráficos que dão a média de temperatura em Paris, por exemplo, em cada mês do ano.
   Eu vou em setembro quando a temperatura está entre 20 a 10ºC tanto em Paris como em Amsterdam. Esse clima é bastante similar ao do RS, onde eu moro. Portanto estou apostando no clima ameno. Mas para você que vai no inverno, não se desespere. 

  Já vi vários comentários sobre os meses bons para viajar, sendo os principais Julho e Agosto,  onde o clima  é mais quente, porém é a data de férias, tudo fica mais caro e lotado. Os meses de primavera e outono parecem opções boas, temperatura razoável e preço na média, eu destacaria a época de Maio e Junho, que já apresentam temperaturas mais agradáveis e não são as datas mais movimentadas. Agora, Novembro é a opção mais tensa em função do clima instável. Dezembro a Março você vai pegar frio, e conforme o destino, até neve. Minha dica, baseada no frio que enfrentei em Março na Itália, é que você use várias camadas de roupas, e deixe para comprar um casaco bom lá. Aqui no sul do Brasil enfrentamos frio, mas ainda sim meu blusão e casaco não eram impermeáveis e não estavam preparados para temperaturas negativas. Comprei um casaco por, míseros, 10 euros em Roma, e resolvi meu problema com o frio. Aposte nas roupas feitas para neve e sapatos impermeáveis ( meu tênis vivia molhado em função da chuva fina que durava o dia todo na Itália).

  Com alguma preparação não tem clima que estrague sua viagem. E a dica fundamental: ache graça, se chover você pode fazer os passeios da mesma maneira, só um pouco molhado, mas até tomar chuva na Europa é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: