quarta-feira, 19 de junho de 2013

Preparativos: por onde começar?

  Ok, vamos nos preparar para viajar para Europa? Acho que o primeiro passo de quem já juntou o dinheiro para viagem é providenciar os documentos, no post de preparação para viagem (http://tchaubrasil.blogspot.com.br/2013/04/preparando-se-para-viagem.html) eu já falei sobre os requisitos exigidos na Itália, que são os mesmos na maioria dos países da Europa. Mas esse post é para conversarmos sobre os próximos passos de quem já fez passaporte, comprou a passagem e reservou hotéis.
*Obs: Imprima a passagem aérea, voucher dos hotéis, extrato bancário, certificado do seguro de viagem e coloque tudo numa pastinha para levar. Organização só facilita.



  Muito importante é também pensar no seguro de saúde para viagem, que pode ser adquirido em várias agências bancárias, em agências de viagem, em seguradoras e, como eu já disse, o cartão de crédito VISA PLATINUM dá o seguro de graça, se a passagem for comprada no cartão. O tratado de Schegen contempla 25 países:Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.O tratado exige um seguro de saúde com uma cobertura de, no mínimo, 30000 euros. O seguro de viagem não é apenas uma exigência para alfândega, ele garante que você possa ser atendido no sistema de saúde, caso você tenha uma emergência médica, o que pode ser bem útil e tranquilizador.



  Daí por diante, você vai começar seu planejamento de viagem mesmo. E é essa organização que faz a diferença fundamental no quanto você vai aproveitar seus dias no velho continente. Eu, sonho com o dia que terei um bom cabeleireiro, uma boa costureira e um BOM AGENTE DE VIAGEM! Sim, eu sonho! Num mundo ideal eu poderia contar com um agente que pesquisaria passagem, indicaria o hotel perfeito e me daria a relação de passeios por dia que combinam com meu perfil, tudo isso por um preço baratinho. Porém enquanto eu não encontro essa fada madrinha das viagens, só me resta pesquisar por minha conta.



  Planejar viagem dá trabalho, você vai ter que conhecer seu destino antes mesmo de chegar lá. E o portal que te leva até lá são os guias de viagem, e a internet, essa ferramenta maravilhosa que te possiblita ter relatos atualizados, sem censura, em blogs como esse que você está lendo. Para mim, essa é uma parte que faz você curtir a trip com meses de antecedência, mas exige leitura, dedicação, paciência e auto-conhecimento. Sim, auto-conhecimento, você tem que encontrar o seu perfil de viajante. Eu tenho um perfil de viajante? Sim, você tem! Está aí dentro de você, prontinho para se manifestar. Você adora museu ou odeia? Arte moderna é super legal ou uns desenhos de criança? Eu gosto de praia, sol e calor ou eu sempre sonhei em ver a neve?Você quer dormir em albergue ou ficar em hotel com hidromassagem? Viu, você tem um perfil. Conheça as opções de passeio e não se sinta obrigado a nada, o que adianta passar um dia olhando cada quadro do Louvre se você odeia arte? Essa viagem é seu sonho, e você está investindo uma boa grana, aproveite!


  Nos próximos capítulos do blog vou colocar um vídeo mostrando os guias de viagem e livros que estou usando para me preparar para ida a Paris e Amsterdam. E mais adiante muitas opções de passeio de cada cidade. Aguarde e confie!

Beijos




   

Um comentário:

  1. Sabe, eu sempre quis fazer isso: conhecer a Europa! Mas, creio que sempre tive os receios que tu descreveu e uma imensa dúvida: como fazer!
    Realmente se gasta muita grana numa viagem de férias para ir até SC ou mesmo num feriadão de Carnaval por aqui. A quanto remontam quatro ou cinco dias de Carnaval numa praia? Somando viagem, aluguel, comidas caras e festas, muita grana! Poderia ter ido à Europa muito antes! Mas, não sabia como fazer e tinha muito receio de "me meter numa roubada".
    Mas, contigo tudo ficou muito mais simples e nem era uma quimera, afinal.
    Teus posts são muito bons e se os tivesse lido antes já teria ido mais cedo! Mas, tudo tem uma hora certa pra se fazer, né? Afinal, temos o mesmo "perfil de viajante" e acho isso fundamental. Ficar horas num museu e ficar admirando muito tempo o "Nascimento de Afrodite" de Boticelli? Ficar mudo e perplecto pelo Davi de Michelângelo? Há coisas que sequer se imaginam sobre nossas sensações ao finalmente ESTAR ALI, na frente de uma dessas obras. A sensação é de incredulidade à profunda admiração!
    Obrigada, Gabriela, tu é a melhor agente de viagem que eu poderia ter encontrado!
    Arrivederci, Itália! Aller à Paris!

    ResponderExcluir

Artigos Relacionados: