sábado, 29 de junho de 2013

Era uma vez na França...

  Quer ir para França? Que tal saber um pouco mais da história desse país tão importante? Para isso, fiz um resumo dos principais acontecimentos. Então, era uma vez na França...

  * Início:

  As culturas mais antigas são do período paleolítico (5000 a 8000 a.C.). Porém, os gregos chegaram na França no século VII a.C. e fizeram uma colônia em Marselha. A França na antiguidade era chamada de Gália, e colonizada por celtas, seus habitantes eram os gauleses (lembra do Asterix?). A gália foi conquistada pelos romanos no século I a.C. e passou a ter cultura e língua latina.


*Idade Média e Moderna:

  Com a queda do Império Romano a França passou a ser invadida por povos bárbaros que disputam poder em seu território, os Francos acabam vitoriosos e seu líder Clóvis se torna Cônsul Honorário, no ano de 510 d. C. Com a morte de Clóvis seus 4 filhos repartem o território, e dão início a dinastia Merovíngia. O território chega a ser reunificado e sofre tentativas de domínio pelos arabes.No século VIII, Pepino, o Breve destrona o último rei Merovíngio e dá início a dinastia Carolíngia. Após a morte de Pepino, Carlos Magno se torna rei e passar a controlar integralmente todo território francês, chegando a ser coroado, no ano de 800, Imperador do Ocidente. Com a morte de Carlos Magno começa a disputa pela sua herança e o território volta a ser dividido, marinheiros escandinavos tentam tomar o território e fundam no norte o ducado da Normandia.





 Daí por diante seguem as disputas de poder, inclusive contra os ingleses, e os territórios continuaram divididos, governados num regime monárquico típico da idade média. No ano de 1337, o inglês Eduardo III, reivindica o trono francês e dá inicio a Guerra dos Cem Anos ( que na verdade durou 116 anos). Nessa guerra que surge a figura de Joana D´Arc, uma camponesa que lidera um exército nacional (os outros exércitos até então eram feudais, destinados a defender apenas seu feudo).


  A França sai vitoriosa da guerra. No século XV e XVI a França é governada pela dinastia Valois e vive um período relativamente próspero até que, com a expansão protestante e o descontentamento popular, se iniciam várias revolta civis. A França então passa a ser governada pela dinastia Bourbon, e no século XVII, após obter sucesso na guerra dos 30 anos, se torna uma grande potência européia, governada pelo rei Luís XIV, auto-denominado "Rei Sol".



*Idade Contemporânea:
  Os reis Luís XV e XVI enfraqueceram o poder da monarquia, com guerras contra a Inglaterra, privilégios a nobreza e para o clero, geraram grande insatisfação popular, causadora da Revolução Francesa em 1789. Em 4 de Agosto de 1789 a revolução teve seu momento de glória com a tomada da Bastilha, tradicional prisão francesa. O rei Luís XVI e sua esposa Maria Antonieta acabaram guilhotinados, assim como os próprio líderes da revolução francesa após assumirem o poder.


 Com o fracasso da monarquia constitucional e dos governos que assumiram o poder, o general Napoleão Bonaparte ganhou espaço. Bonaparte sancionou um Código Civil e reformas sociais e expandiu as fronteiras tornando a França a maior potência política da Europa. 



  Porém o permanente estado de luta e defesa de fronteiras e os impostos tornaram Napoleão impopular e com sua queda, em 1814 foi retomada a dinastia Bourbon. A monarquia durou até a renúncia de Luís Filipe em 1848, já com a ascensão da burguesia.A França retomou as tentativas de expansão de território no norte da África, no sudeste asiático e no Pacífico. 
  Em 1914  a França tomou participou da primeira guerra mundial, aliada a Grã-Bretanha lutando contra a Alemanha. A guerra acabou em 1918 e a França saiu-se vitoriosa, porém esgotada.


 O país enfrentou grave crise econômica em 1932, e declarou guerra contra a Alemanha, em 1939, após a invasão da Polônia. Assim, teve inicio a segunda guerra mundial, e a parte norte da França foi ocupada pelos nazistas. A parte não ocupada estava comandada pelo governo colaboracionista de Vichy, liderada pelo marechal Philippe Pétain. Em 25 de agosto de 1944 Paris foi libertada da ocupação alemã e foi instaurado um governo provisório liderado por Charles de Gaulle (agora você entende o nome do aeroporto de Paris?). 





  Durante a segunda metade do século XX a França concedeu independência a suas colônias e estabeleceu o sufrágio universal, passando a ser governada por um regime semipresidencialista. A França, atualmente, é um país importante no cenário mundial e tem uma economia sólida, além de ser um dos países fundadores da União Européia e, um dos 5 membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: