sexta-feira, 14 de junho de 2013

De onde viemos/Para onde vamos?

  Esse é o segundo post que faço sobre a escolha do destino para viajar. Conversando com as pessoas que pedem dicas,  vi que essa é uma questão importante a ser esclarecida. Se você sempre sonhou em ir para Europa, tem uma espécie de sede de ver tudo de uma vez, daí consulta os pacotes de agência que te oferecem 10 países em 20 dias, mas será que é mesmo uma boa escolha? Gente, muita calma nessa hora. Vamos pensar sobre isso:

-Opção excursão: Agência de viagem é prático, custa mais caro, mas você tem um guia, um plano, transporte, tudo organizado. Para quem nunca foi e tem paciência é uma alternativa. No entanto, exige que você possa ceder, sua excursão pode ficar poucas horas num museu que você gostaria de perder um dia todo. Em Pompeia eu observei os grupos guiados passando correndo só pelos pontos indispensáveis, para mim não serviria, eu queria ver TUDO de Pompeia. 


-Opção muitas países em poucos dias: Seria possível ir no Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Venezuela em 15 dias? Seria, você pode ficar 2 dias em cada capital e pegar aviões. Agora eu pergunto, seria bom?  Só aqui no Brasil, quantos dias se fica no Rio de Janeiro para fazer os principais passeios de uma maneira tranquila?Acredito que no mínimo uns 5 dias. E é assim mesmo, grandes capitais turísticas exigem no mínimo 4 ou 5 dias para que se possa ver as principais atrações. Além disso você estará de férias, é para ser um momento de felicidade, descanso, faz sentido começar uma maratona de trem, ônibus, avião?? Claro, que essa é uma opção pessoal, mas pense nisso.


-Opção um país várias cidades: Ao meu ver essa é a opção mais inteligente. Escolha um país, veja as cidades de interesse e que ficam numa distância possível, organize um roteiro e aproveite. Você se dá o direito de curtir as férias, conhecer o país, sem stress. Mas é importante pesquisar maneiras de deslocamento, tempo em cada cidade, clima, bagagem, etc.


-Opção  grandes capitais: Uma idéia interessante pode ser escolher duas ou três grandes capitais próximas e curtir alguns dias em cada uma. Você conhece as cidades dos seus sonhos e que não exijam grande deslocamento e fica um tempo grande em cada capital, podendo curtir bem as principais atrações.

  Na viagem da Itália fizemos a opção de começar na Costa Amalfitana, parte sul do país e subir indo até Veneza, já bem no norte. Tínhamos 18 dias livres para viagem e bastante interesse em conhecer várias regiões. Já em nossa segunda viagem não foi tão simples escolher um destino com apenas 10 dias de férias. Tentamos fazer um combo: preço atrativo de passagem + interesse pessoal. 
  
  Nessa viagem eu entrei em contato com várias agências pedindo que me enviassem opções de passagens promocionais para setembro e o resultado foi decepção. As agências parecem achar que você tem que chegar com um destino de viagem escolhido e aceitar o preço que elas oferecem para sua data de viagem. Qualquer coisa que fuja disso parece uma ofensa. Pesquisei as passagens por conta própria usando o site Skyscanner (http://www.skyscanner.com.br/), para mim um ótimo site, já dá o valor com as taxas embutidas. Depois de saber qual a empresa tinha a melhor tarifa, entrei no site e comprei direto, o que elimina taxa de emissão de alguns sites. A empresa escolhida foi a KLM e o destino foi ida a Paris, passagem de Paris a Amsterdam e volta por Amsterdam. 

   Esse é outro ponto importante da compra de passagem, vários sites oferecem ida e volta de Paris, por exemplo, mas se você vai para outras cidades mais distantes, não vale a pena voltar tudo no último dia. Compre ida e volta de cidades diferentes, a diferença de preço da passagem compensa não ter que passar horas num trem, com todas suas malas de viagem. Vai por mim.

  Se inspiraram? Pensaram direitinho? Breve eu conto mais dos preparativos de viagem.

Beijos

*Fonte das imagens: google.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: