domingo, 12 de maio de 2013

Roma- quinto e sexto dia


  Nosso roteiro contou com 6 dias para as atrações de Roma e 1 para o Vaticano. Não deu para ver tudo. As possibilidades e a riqueza cultural da cidade fazem com que seja necessário meses, ou até anos para que se possa desfrutar de tudo que a cidade teria. Porém para o turista que quer ver só os pontos principais, acredito que um roteiro de 5 dias de muita caminhada seria o adequado. Nossos dois últimos dias puderam ser mais livres, e nos reservaram boas surpresas.

  Decidimos ir a Ara Pacis, um monumento dedicado ao Imperador Augusto devido a paz estabelecida no Império Romano, para os amantes de história é bem bonito. Em frente estão as ruínas da sepultura de Augusto, em muito mau estado de conservação. Esse passeio é bem rápido, cerca de 1h. Depois fomos caminhar, olhar obeliscos, igrejas, fontes.


  Optamos por um passeio na Cripta dos Capuccinos que é um daqueles locais subterrâneos, cheios de ossos pelas paredes e por todos os lados, horripilante! Esse passeio eu não recomendo, é caro, dura pouco e é bem assustador.

 Aproveitamos que ainda havia tempo livre e retornamos a Fontana DiTrevi, já que ficamos realmente impressionados com sua beleza, e essa é a vantagem de um roteiro flexível, permite calma para aproveitar a cidade sem maratona. Nesse dia ficamos até a noite caminhando e tivemos a idéia de conferir o Coliseu a noite, é lindo! Iluminado, movimentado, fantástico! Inclua esse tour no seu roteiro (porém é uma vista só do exterior, por dentro não é permitida a entrada a noite).


  No nosso último dia fomos ao Vaticano ter a oportunidade de ver o primeiro pronunciamento dominical do Papa Francisco. Ainda que você não seja religioso, é um programa interessante pela diversidade de pessoas e para observar manifestações de fé. Vale chegar um pouco mais cedo e esperar de pé.








Também aproveitamos esse dia para compras, por menos consumista que o viajante em questão seja, ir a Roma e não levar um presente para sua mãe, irmã, amiga, para si, para aquela pessoa que sempre te apoiou, é quase um crime.
  Agora vou deixar minhas dicas de consumo:

1-Via del corso! Via del Corso! Via del Corso! É a principal rua de comércio a preço variado em Roma. Lojas de marcas famosas, lojas com preços em conta, compre! Eu comprei roupas bem baratas, entre 10 a 15 euros, e não me arrependi, tinham boa qualidade. O segredinho é olhar as etiquetas, se diz made in PRC quer dizer feito na china, claro que você pode comprar coisas chinesas(algumas até com boa qualidade), mas não é mais legal comprar um produto italiano?

2-O camelô é seu amigo! Comprei um casaco feito na Itália por 10 euros no camelô. Os camelôs de Roma podem ter boas peças de vesturário, confira. Agora atenção que tem os camelôs com bancas, que dão até recibo e tem alguns vendendo coisas nos cantos, sem organização. Desses que não tem quiosque e não dão recibo não se deve comprar, pode ser caso de policia.

3-Pergunte o preço em pelo menos 3 lugares antes de comprar. Os preços pela mesma peça podem variar muito, mais ainda nas lojas dentro de pontos turísticos. Vale a pena caminha alguns metros distante e comprar pela metade do preço.

4- Compre o produto de Veneza em Veneza, de Roma em Roma, etc. As lojas de Roma vendem mascaras venezianas, cristais de murano, obras de firenze. Mas se você vai para essas cidades será mais barato e vai ter mais variedades comprando lá.

*Indicações de produtos: Lenços de Roma (bons e bonitos), camisetas, cosméticos KIKO, livros com "antes e depois" das cidades plastificado, brinquedos de gladiador, réplicas de estátuas de imperadores.


Gastos dia 5 (euros):

Ingresso Ara Pacis: 9,00
Livros:34,00
Almoço (massa para 2 pessoas e refri):12,00
Ingresso Cripta dos Capuccinos:6,00
Chocolate Lindt(para um lanche):4,90
Jantar (salgadinhos comprados no super): 6,00

Total:  71,90 euros

Gastos dia 6 (euros):

Souvenirs(estátua de césar miniatura, boncos de gladiador, mantas, camisetas, livro)-60,50
Almoço-24,50
Taxa hospedagem hotel(7 diarias e 2 pessoas)- 24,00

 Total do dia-109 euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados: