sábado, 6 de abril de 2013

O nosso, tão sonhado, roteiro

  Já que escrevi sobre a decisão do roteiro de  viagem, compartilho aqui o roteiro que optamos. Ele partiu da nossa vontade de conhecer Roma, Pompeia, Veneza e mais algumas cidades que pudessem encaixar nos 16 dias que pretendíamos viajar. Na agência stb recebi a sugestão de um roteiro bem mais interessante que contemplava a Itália do sul ao norte. Com alguns ajustes de nossos interesses e o roteiro proposto optamos por:
1-Dia de saída do Brasil.
2- Chegada em Roma conexão para Nápoles. Viagem Nápoles para Positano.
3-Positano-visita a Pompeia.
4-Positano-passeio na ilha de Capri.
5-Viagem de Positano a Roma.
6-Roma.
7-Roma.
8-Roma.
9-Roma.
10-Roma.
11-Roma.
12-Roma para Florença.
13-Florença
14-Florença
15-Florença para Veneza.
16-Veneza
17-Veneza
18-Veneza-Milão- volta para o Brasil.


Comentários: 
  Esse roteiro inicialmente foi pensando em todos os trajetos sendo realizados de carro e incluía dois dias a menos em Roma, nesses dias seria realizada ida as cidades de Assis, Siena e San Gimignano. Também havia mais um dia em Milão. Porque optamos por mudar? Por que amamos a Roma antiga e resolvemos que queríamos ficar em Roma dias suficientes para conhecer as ruínas e museus sem correria. Eu não tive um segundo de arrependimento por essa decisão, Roma em 7 dias foi muito adequado, ainda mais, por que vivenciamos a mudança de papa bem enquanto estávamos lá. 
  Outra alteração foi não alugarmos carro e usarmos trem, ônibus e barco para locomoção. Gente, essa decisão foi ÓTIMA. A estrada que vai para Positano é só curvas, super estreita, e na beira de precipícios. Fora isso as ruas em Roma e Florença eram bem estreitas e o trânsito complicado. Considerando que as coisas eram bastante perto, foi muito mais confortável ir de trem de uma cidade para outra e lá caminhar para fazer os passeios.
  O que não foi tão legal foi a estada em Positano e o deslocamento de lá para os demais passeios. Para ir de Nápoles a Positano é preciso pegar os trens da Trenitália, linha Circumvesuviana, até Sorrento. Esses trens são péssimos: feios, pichados, lentos. Chegando em Sorrento pega-se um ônibus da empresa SITA para Positano, e esse ônibus viaja por aquela estrada cheia de curvas da qual já falei. Essa maratona de trem e ônibus com malas e, a cada vez que íamos além de Positano, foi cansativa. Como solução, eu sugiro a hospedagem em Sorrento. Nesse caso, só seria necessário a ida de trem de Nápoles a Sorrento. E ficando hospedado em Sorrento é possível visitar em um dia Positano, outro dia Pompeia, por exemplo, sem tanto desgaste com transporte.
  A ida a Milão no último dia foi totalmente dispensável, era pouco tempo e já estávamos um pouco casados. Só recomendo se você for ficar mais de um dia.


Abraços

Um comentário:

  1. Vou endossar o comentário da Gabriela sobre a estada em Positano. Trata-se de um lugar show de bola para praticar aquela máxima do "dolce far niente" e descansar e olhar o mar e a vista linda que a cidade oferece, comer e desfrutar do romantismo do lugar. Se forem com esses objetivos é o lugar ideal para se ficar!
    Agora, se for para "servir de cidade-base" para passear a outros lugares como as escavações ou mesmo Nápoles o melhor é ficar em Sorrento que parece ser muito acolhedora e ter ótimos restaurantes noturnos (em Positano isso é mais difícil).
    E pior é que com todos esses deslocamentos para conhecer esses lugares acabamos não conhecendo a Costa Amalfitana que foi tão elogiada e nem a Ilha de Capri. :(

    ResponderExcluir

Artigos Relacionados: